Vantagens das Redes Sociais para Empresas
Entre as principais vantagens das redes sociais para empresas estão a sua fácil utilização, custo de adesão nulo e alcance de uma audiência teoricamente ilimitada de clientes atuais ou potenciais.
Com efeito, as redes sociais são, cada vez mais, importantes canais de marketing e quem deseje alcançar o sucesso no marketing digital terá necessariamente de as usar.
Uma característica comum a todas as redes sociais é a permanente introdução de novas funcionalidades, com o duplo objetivo de facilitar a vida aos seus utilizadores, mas também de se destacarem das suas concorrentes.
Vejamos com maior detalhe as vantagens das redes sociais para empresas.
Outras Vantagens das Redes Sociais
Atualmente as redes sociais são uma ferramenta essencial para o sucesso na comunicação de qualquer empresa. Além de serem de acesso gratuito, permitem-lhes criar uma relação mais próxima com os seus clientes.
Eis algumas das outras vantagens destes canais:
- Feedback em tempo real – As empresas conseguem, através de gostos, opiniões e outras informações, conhecer melhor o seu público e ter um feedback, em tempo real, do que ele pensa sobre a marca e sobre os seus produtos e/ou serviços;
- Criação de Leads – As redes sociais são consideradas um dos melhores meios para alcançar novos clientes. A partilha de informação sobre conceitos, produtos e serviços e o seu fácil acesso, facilita a vida do cliente na hora da decisão de compra;
- Maior alcance/Baixo custo – De todos os meios, o meio digital é o que oferece o maior alcance, de clientes e possíveis clientes, ao preço mais baixo. Isto permite que empresas com baixos orçamentos possam competir com empresas instaladas de maior porte;
- Vendas – Outra das vantagens que as redes sociais oferecem é que além de facilitar a comunicação da empresa com o seu público, permitem que esta venda os seus produtos e/ou serviços online. Esta vantagem ajuda imenso na fidelização de clientes, pois ao gostarem do produto e ao terem facilidade de acesso continuarão a comprar.
Marketing nas Redes Sociais
Nas redes sociais estão presentes biliões de pessoas e todos esses números representam uma oportunidade de promover a marca, ou de a empresa conseguir fazer um negócio.
A criação destas plataformas alterou a dinâmica de relacionamento entre empresas e clientes, tornando-a mais pessoal e interativa do que em qualquer outro meio/canal.
O marketing através das redes sociais permite a interação com os clientes, promovendo a sua fidelização, mas é também uma excelente forma de angariação de potenciais clientes.
Desta forma, investir em marketing de conteúdo para as redes sociais, hoje em dia, é uma questão de necessidade para cada empresa.
Atualmente as redes sociais mais utilizadas pelas empresas são:
- Youtube
As funcionalidades das redes sociais, na sua maioria, são bastante abrangentes e de uma forma geral todas as plataformas as oferecem. No entanto cada rede social tem as suas especificidades, sendo mais indicadas para algumas funções.
Como as redes sociais estão permanentemente a atualizar-se, torna-se muito importante obter apoio profissional para poder fazer uso das suas novas funcionalidades e retirar sempre o máximo da sua utilização.
Aqui ficam algumas das vantagens destas redes sociais para uma empresa:
O Facebook é a rede social é líder mundial em número de utilizadores tornando-se assim indispensável a qualquer empresa.
Esta plataforma é ótima para promover marcas/empresas ou até mesmo para as “criar”.
- Permite direcionar o marketing. Ao promover uma página, o Facebook permite selecionar o público desejado através de fatores como “onde vivem?”, “o que gostam?” e “faixa etária”, por exemplo. Sendo assim o Facebook permite publicitar um produto e/ou serviço ao público ideal;
- O marketing no Facebook está bastante desenvolvido e oferece ferramentas próprias para criar banners e anúncios, por exemplo. É possível aceder a estatísticas e analisar campanhas, bem como o seu investimento, podendo ainda ser feitas alterações em tempo real;
- Permite agendar publicações melhorando, assim, o contacto com o cliente;
- O Facebook é uma plataforma multiusos, onde é possível partilhar links de informação sobre o negócio e também estimular as vendas criando uma loja online na própria página. É possível, ainda, além de promover páginas, criar eventos e, igualmente, partilhá-los.
O Twitter é excelente para estudos de mercado e para responder a questões dos utilizadores.
Eis algumas das suas características:
- 140 caracteres (o Twitter anunciou que irá permitir brevemente 280) mais inclusão de imagens ou vídeos, obriga a empresa a publicar com mais frequência e é disto que os utilizadores desta plataforma gostam. Muitos utilizadores têm conta nesta rede apenas para seguirem pessoas públicas ou empresas e poderem estar a par de todas as novidades, sendo que no caso das empresas, muitos posts são retwittados fazendo com que estes alcancem muito mais pessoas;
- É uma excelente plataforma para criar leads, pelo fluxo constante de publicações e pela forma fácil de contacto entre empresa e utilizador.
- Um recurso muito utilizado no Twitter é o # (hashtag), englobando palavras-chave de assuntos importantes, direciona o utilizador para uma página que reúne todos os tweets que contêm a mesma palavra;
- O Twitter permite, tal e qual como o Facebook (por exemplo), agendar publicações melhorando, igualmente, o contacto com o público.
O Instagram é indicado para criar experiências visuais partilhando fotografias e vídeos relacionados com os produtos e/ou serviços, aumentando assim a confiança do cliente na marca.
- Desde que foi comprado pelo Facebook, partilha das mesmas ferramentas publicitárias que este. Assim, é possível analisar estatísticas com todas as informações necessárias. (ex: número de visualizações, horário ideal para publicar, entre outras);
- Esta plataforma permite, tal e qual como o Facebook, a criação de uma loja online que visa facilitar a escolha do cliente na hora da compra e pode ser gerida através da própria plataforma;
- Permite, tal como outras redes sociais, criar anúncios publicitários tendo em conta o objetivo final do utilizador, que pode ser:
- Aumentar os cliques do site;
- Promover a instalação de uma app;
- Conseguir reproduções de vídeo em grande escala;
- Melhorar a imagem da marca.
- Bónus: IGTV, é um recurso novo do Instagram que permite ao utilizador fazer vídeos com uma duração superior a 15s (tempo permitido na função Stories). Desta forma, a marca consegue divulgar melhor a mensagem e aproximar-se mais dos clientes atuais ou potenciais.
Youtube
O Youtube é também indicado para criar experiências visuais, partilhando vídeos relacionados com os produtos e/ou serviços, aumentando assim a confiança do cliente na marca.
Outras possibilidades oferecidas pelo Youtube:
- Ter um canal no Youtube, permite à empresa conhecer melhor os seus clientes. O administrador do canal tem acesso a vários dados sobre os visualizadores, como dados demográficos, por exemplo, que ajudam a adaptar o marketing digital da empresa, de forma a torná-lo mais eficiente perante os potenciais consumidores;
- Através de comentários e reações, a empresa consegue receber um feedback direto e real do público;
- A publicação de vídeos é gratuita, ou seja, a marca consegue ter um grande alcance, tendo como custo a criação do anúncio;
- Tal como nas restantes redes sociais, é possível analisar resultados, através de vários relatórios fornecidos pela plataforma, que ajudam a identificar e compreender o conteúdo que o público deseja receber.
O Linkedin, considerada a mais formal de todas, é excelente para criar uma rede de contactos, na sua maioria profissionais, encontrar oportunidades de trabalho e facilitar na comunicação corporativa:
Entre as suas características encontram-se as seguintes:
- Esta plataforma permite aumentar o alcance da empresa perante o público. Criando uma página da empresa, os colaboradores/funcionários podem adicionar a sua função dentro da mesma de modo a que, cada vez que o perfil de um colaborador é visualizado, a pessoa (que visualiza) terá conhecimento da existência da empresa e consequentemente terá acesso à página desta;
- O Linkedin oferece facilidades de recrutamento, uma vez que, na página da empresa, é possível visualizar as vagas profissionais que esta disponibiliza;
- As páginas de empresa do LinkedIn contêm a opção de criar uma Showcase page, onde a empresa poderá referir os diferentes serviços e produtos que oferece e incluir informações relevantes sobre os mesmos;
- Comunicar com outras empresas a fim de criar oportunidades de negócio, é outra das vantagens que esta plataforma oferece, identificando as áreas e temas em que estas empresas atuam.
Inbound Marketing – Conteúdo de Qualidade
Ao longo dos anos, o sucesso do Marketing Tradicional (Outbound Marketing) tem vindo a decrescer e em resposta a isso, o marketing reinventou-se e surgiu o Inbound Marketing.
A principal diferença entre estas duas estratégias de marketing é que, enquanto no marketing tradicional a empresa vai atrás do cliente através da TV, rádio, impressa ou outdoors, no Inbound Marketing o cliente é atraído até à empresa. E isto deve-se a quê? Deve-se ao conteúdo partilhado nos meios digitais, nomeadamente nas redes sociais.
Assim, o conteúdo que uma empresa partilha nas suas redes sociais deve ser de extrema qualidade e de grande interesse do público para que se crie a tal “atração” que levará o cliente até ao produto e/ou serviço.
A primeira coisa que é necessária para criar conteúdo de qualidade é conhecer o público, o que ele gosta, o que ele comenta, a rede social que mais utiliza, entre outras.
Personalizar o conteúdo é outro aspeto fundamental, uma vez que estas plataformas têm utilizadores de diferentes faixas etárias, por exemplo, devendo a mensagem adaptar-se tendo em conta esta realidade.
Outro fator importante é a criação de mensagens relevantes e de interesse para o público. Mensagens que esclareçam dúvidas, que forneçam informações importantes ou até mesmo novidades. Este tipo de conteúdo ajuda a despertar o interesse e isso é essencial para a vida de um negócio.
Por fim, mas não menos importante, a frequência de publicações. É importante manter uma distância de tempo constante entre cada publicação. Isto ajuda a que o público saiba quando algo novo é publicado e desta maneira se mantenha atento e conectado.
Conclusão
As Redes Sociais são uma peça chave para o sucesso de qualquer empresa. Como referido anteriormente, estas ajudam na aproximação entre a empresa e o cliente, oferecendo ainda outras vantagens que facilitam e tornam mais eficaz a comunicação realizada.
A publicidade realizada nos meios tradicionais (Televisão, Rádio, Imprensa, Outdoors) já não apresenta os mesmos resultados e isso levou a que o marketing se reinventasse e oferecesse como resposta o Marketing Digital que atende adequadamente ao perfil do consumidor online atual.
Se pretender saber mais sobre as vantagens das redes sociais para empresas, deixe o seu contacto aqui.