Vantagens dos QR Codes
As estratégias de marketing acompanham o progresso tecnológico e as tendências dos mercados e é neste contexto que surgem os QR Codes no apoio a campanhas publicitárias, vendas de produtos e assistência a clientes.
Apresentam-se como vantagens dos QR Codes uma abordagem rápida e criativa em campanhas publicitárias e uma componente interativa que conduz o consumidor, das ruas até à marca.
Importante papel dos smartphones
O desenvolvimento e a introdução de tecnologias móveis têm um impacto significativo nas estratégias das empresas na era tecnológica que vivemos e os smartphones desempenham um importante papel na relação empresa-cliente.
As empresas têm a oportunidade de diversificar e melhorar as suas táticas de marketing e os QR Codes apresentam-se como uma ferramenta inovadora e eficaz, combinando elementos visuais que compõem um anúncio e o padrão do QR Code.
QR Codes ligam o offline ao online
Os QR Codes podem ser usados em media offline, desde revistas a grandes formatos de outdoor. Após a leitura por programas existentes nos smartphones, direcionam os usuários para websites, ou redes sociais, por exemplo – criando uma conexão entre o mundo físico e o digital.
Com os anúncios presentes nas ruas é possível alcançar um grande público e usar técnicas simultâneas de outbound marketing (o outdoor ou o mural de arte urbana) e de inbound marketing (após leitura do QR Code).
Os QR Codes, podendo ser colocados em praticamente qualquer local, permitem que o potencial cliente chegue voluntariamente e com interesse, até à marca, através da leitura do código.
Vantagens dos QR Codes
- Com o processo de leitura do código, é imediatamente criado um contacto com o consumidor, passível de ser usado pelas empresas para estabelecer uma relação.
- Pode-se incluir nos QR Codes a sugestão de ações como a compra de bens ou serviços, podendo ser utilizados para compras online onde se traduzem num consequente aumento de receitas.
- Com a leitura dos QR Codes, é possível medir os resultados e como tal, é possível analisar com precisão, a eficácia da campanha de marcas dos mais diversos setores.
- Os códigos podem ter vários tamanhos, ser colocados em diversos locais e superfícies offline e serem lidos em qualquer ângulo, além de terem uma razoável capacidade de armazenamento de dados, quando comparados com os códigos de barras.
- Capacidade de otimização e integração do código com as soluções de comunicação já existentes.
Conclusão
O constante desenvolvimento tecnológico tem a sua expressão na forma como as marcas desenvolvem as suas estratégias de comunicação e marketing.
Além das vantagens dos QR Codes apresentadas, salienta-se o facto de promoverem uma ação voluntária por parte do potencial consumidor que procura saber mais através da digitalização e leitura do código – esta procura constitui um exemplo de inbound marketing.
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